O mundo dos blogs por um blogueiro
Que os blogs são o sucesso do momento ninguém há de negar, que eles tem uma força de penetração enorme no público de internet é outra coisa que não se pode negar, que são responsáveis por uma grande fatia do mercado publicitário online é inegável e isso tem feito com que cada vez mais pessoas abram seus blogs e escrevam na internet.Os blogs fazem com que pessoas possam se comunicar de forma rápida e eficaz, diferente de mídias tradicionais como jornais e revistas que dependem de um tempo maior para comunicação devido as publicações não poderem ser instantâneas como em blogs ou mídias eletrônicas. As redes sociais estão em alta ascenção no mundo e o Brasil não poderia ficar de fora, porém com um agravante de sermos um dos países que mais utiliza o MSN, orkut e o twitter. Um blog inicialmente tinha apenas a função de servir como um diário online e, acredito, que sua função inicial de projeto tenha sido essa, porém ele alcançou vários outras funções dentro da internet e uma tecnologia de ponta nos sistemas de gerenciamento. Tanto que hoje, vários desses sistemas de gerenciamentos, chamados CMS, suportam blogs que são verdadeiros portais de notícias e diversidades, com um gerenciamento simples e uma plataforma multi-usuário.Com a facilidade das pesquisas no Google, o mercado de blogs abriu espaço para vários outros mercados como programação e design, desenvolvimento de plugins e add-ons, SEO (Search Engine Optimization), análise de publicitária (adwords) e outras áreas no mercado de Marketing. Já as mídias sociais fizeram com que o mercado de marketing online se “dividisse” em dois, o publicitário, que cuida de campanhas grandes e tradicionais para o mercado online (com vídeos, banners, etc), e o que passou a interagir e estudar os hábitos dos usuários da empresa via redes sociais (interage com os usuários, ouve as reclamações, estuda comportamento, etc). Mas como tudo que é novo, o mercado de blogs ainda está se adaptando a sua realidade e se moldando de forma a se estruturar melhor, tanto para receber os investimentos publicitários como para melhorar a interação entre os participantes da blogosfera. Eu digo isso porque percebe-se ainda muita coisa errada acontecendo e, talvez por falta de esclarecimento, pessoas estejam passando por cima de tudo para obter o sucesso momentâneo desse universo. Poderia ficar escrevendo, por muito tempo, sobre plágio, direitos autorais, direitos a imagem e muitos outros erros, mas eles já são batidos na blogosfera e são encontrados em qualquer blog mais sério.Acredito que todos os blogueiros, até os mais novos, já tenham tido problemas com seus artigos sendo copiados por outros blogueiros que tem a coragem de não dar os créditos ao autor e, se possível, ainda falam que foi escrito por eles. O Projeto de lei do Senador Azeredo era uma esperança para esse tipo de problema, porém eles fizeram a coisa de uma forma errada e restritiva demais, com leis que dependem de interpretação e tipificaram coisa demais como crime. Com isso ainda ficamos dependentes da lei dos direitos autorais ou do Creative Commons regendo sobre os artigos e esperando pela consciência do captador.Muitas pessoas me perguntam se é fácil ganhar dinheiro com um blog e minha resposta sempre está pronta “Sim é molinho ganhar dinheiro com blog! Basta você sentar no micro e dedicar uma média de 4 a 6 horas do seu dia, durante pelo menos 6 dias na semana e aguardar, no mínimo, 6 meses para começar a ver resultados “. Percebe-se que não é tão fácil assim, e olha que eu não sou um Pro-Blogger (Blogueiro que vive com os rendimentos do blog) e estou muito longe de ganhar dinheiro (ganho uns trocados) com o blog.Antes que me joguem pedras, o investimento em um blog é muito interessante para pessoas que desejam se expressar de uma forma simples e bem básica, para aqueles que querem soltar o verbo e não se preocupam com o que vão escrever, para os que desejam concentrar informação de alguma forma, para os que querem compartilhar alguma coisa que gostam com outras pessoas e para aqueles que querem ganhar dinheiro, claro! É importante que o seu blog seja sempre uma fonte de informação sobre o assunto e que de preferência passe informações precisas e legais sobre o assunto abordado, indepedentemente se ele seja para ganhar ou não algum dinheiro.
Fonte: blog do the best
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário